Uber fecha com fintech digio para linha de crédito a motoristas e entregadores

sexta-feira, setembro 18, 2020



A empresa de transporte urbano e entregas por aplicativos
Uber
fez parceria com o digio, banco digital controlado por
bradesco
e
Banco do Brasil
para oferecer linha de crédito pessoal a motoristas da plataforma no país. O empréstimo, de valor unitário de 1.000 a 5.000 reais, têm taxa de juros de 2,97% ao mês, com prazo de até 12 meses. Na saída, o programa é dirigido a mil motoristas, enquanto a linha é modulada para futuramente chegar à base total de motoristas e entregadores da
Uber
no país, de cerca de 1 milhão de pessoas.

Diferente do CDC tradicional, em que os pagamentos das prestações são feitos mensalmente, neste caso os valores podem ser retidos a cada semana, acompanhando o fluxo de entrada de receita para os motoristas, com deságio nas prestações pagas de forma adiantada. Os valores devidos pelos motoristas serão retidos pela
Uber
, num modelo do mercado bancário similar à chamada trava de recebíveis, mas a gigante norte-americana não garante os empréstimos nem receberá parte da receita das operações.

Segundo o superintendente de Novos Negócios do digio, Eid Tayar, esse modelo de crédito pessoal poderá ser escalado e eventualmente chegar a outras plataformas de intermediação de serviços de profissionais autônomos. “Isso vale para todo perfil de prestadores de serviço que têm recebíveis recorrentes", disse Tayar à
Reuters
. O digio, ex-banco CBSS, tem cerca de 1,6 milhão de clientes e a meta é atrair 5 milhões de clientes e gerar 1 bilhão de reais em empréstimo pessoal por ano até 2023.

O movimento acontece enquanto bancos buscam meios de expandir suas carteiras de crédito em linhas de menor risco, com a economia brasileira mergulhada numa recessão provocada pelos efeitos da pandemia da COVID-19. Só para o segundo trimestre, as provisões dos cinco maiores bancos do país para perdas esperadas com inadimplência superaram 30 bilhões de reais, um recorde.

Para a
Uber
, a iniciativa é parte de um movimento para tentar ampliar o vínculo com seus associados, à medida que cresce a disputa entre as empresas de aplicativos para ter a preferência de motoristas e entregadores, que com frequência trabalham para mais de um deles simultaneamente. Além do acordo com o digio, a
Uber
já fez parcerias com empresas de educação, saúde e postos de combustíveis para ofertas de produtos a preços vantajosos para seus associados. "Um dos objetivos do programa é gerar fidelização", disse Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

Fortaleza: The Thomson Reuters

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