Empresas devem pagar 3,7% em dividendos nos próximos dois anos

sexta-feira, julho 31, 2020




As empresas brasileiras devem pagar uma média de 3,7% ao ano em dividendos nos próximos cinco anos, segundo estimativa de Felipe Dexheimer, coordenador de alocação da XP Investimentos. "É um número alto para a bolsa brasileira", afirma Dexheimer, enfatizando que essa é uma expectativa para o Ibovespa, uma vez que há ações e setores que tradicionalmente pagam mais e outros menos.

As empresas de capital aberto que registram lucro líquido em seus balanços devem distribuir parte desses valores aos seus acionistas. Esse pagamento tem o nome de dividendo e o valor que cada acionista tem direito dependerá do número de ações que possui da empresa em determinada data. Isto porque, após a empresa definir o tamanho do lucro que irá compartilhar com o acionista, ela estipula também o valor para cada ação.

Negócios seguros de baixo crescimento pagam muitos dividendos enquanto setores inovadores, que precisam investir para crescer, pagam pouco. Neste ano, o dividendo deve ficar abaixo de 2,5% para a bolsa brasileira devido à pandemia, voltando ao normal ano que vem, segundo Dexheimer. "Em uma carteira focada em dividendos, o retorno pode ser de 5% a 6% ao ano", afirma o coordenador de alocação da XP.


Foto: Getty Images

Voce pode ler também

0 comentários

Publicidade - Themoneytizer

Denakop

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ