Pode desencadear diabetes em pacientes com coronavírus, diz estudo

sexta-feira, junho 19, 2020




Uma pesquisa publicada no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra aponta que a diabetes pode ser mais uma complicação em casos da COVID-19. "É plausível que o coronavírus cause alterações genéticas no metabolismo da glicose (ou açúcares) no corpo, o que pode piorar e até causar quadros de diabetes, pré-existente ou não", diz o estudo. O novo coronavírus invade as células pela enzima conversora da angiotensina 2, chamada de ACE2.

Essa enzima está presente em órgãos que têm função reguladora no organismo, como pâncreas, intestino e rins. Com a função desses órgãos prejudicada pelo novo coronavírus, a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que tem como função transformar a glicose em energia, passa a ser produzida em baixa quantidade. Essa condição pode causar a diabetes. Segundo o estudo, essa queda na produção de insulina também acontece com outras síndromes respiratórias, mas em um nível menor do que médicos tem registrados durante a pandemia.

O diabetes ocorre quando os níveis de insulina são incapazes de metabolizar açucares no sangue. Esse déficit pode acontecer de diversas formas e varia de acordo com os tipos da doença. De acordo com o estudo, a relação entre as duas doenças foi identificada em Nova York, epicentro da COVID-19 nos EUA, após um número alto de casos de diabetes serem diagnosticados durante a pandemia.


Voce pode ler também

0 comentários

Publicidade - Themoneytizer

Denakop Tag