Taiwan, Coreia do Sul, Islândia e Alemanha conseguem controlar a COVID-19

domingo, abril 19, 2020



Enquanto países como Estados Unidos, EspanhaItália e Reino Unido viram o número de mortes provocadas pela COVID-19 se acelerar nos últimos dias, tendência seguida pelo Brasil, quatro governos conseguiram evitar uma tragédia ainda maior: TaiwanCoreia do SulIslandia e AlemanhaSituada a 180 km da China continental, Taiwan — estado insular que Pequim considera como uma província rebelde — estaria hoje com o segundo maior número de casos de infecção pelo novo coronavírus, segundo o Centro de Pesquisa do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins MedicineNo entanto, até o fechamento desta edição, os taiuaneses registravam 395 casos e apenas seis mortes, em uma população de 24 milhões de pessoas. 

A presidente 蔡英文 Tsai Ing-wen não ordenou o fechamento de escolas e de creches. Também não determinou o distanciamento entre os cidadãos da ilha. Suas primeiras ações foram a inspeção de todos os aviões procedentes de Wuhan, cidade da China central onde surgiu a doença, a criação de um centro de comando e a produção em massa de equipamentos de proteção individual. Eles impuseram, ou não, fortes restrições de isolamento social; atuaram com rapidez; rastrearam infectados com o uso da tecnologia; apostaram na prevenção; construíram capacidade hospitalar e priorizaram o maior número de testes possível. 

O sucesso das medidas transpareceu no precoce achatamento da curva pandêmica. Embaixador de Taiwan em Brasília desde 2018, Jian-Gueng Her afirmou ao Correio que o êxito no combate à COVID-19 se deve à ação preventiva e rápida do governo. "Assim que soubemos dos primeiros casos em Wuhan, começamos a medir a temperatura corporal de todos os viajantes nos aeroportos. Se estivessem acima de 38 graus, precisariam fazer o teste para a COVID-19", comentou. A experiência com a Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS), em 2003, creditou o estabelecimento do Centro de Comando a Epidemias.

Voce pode ler também

0 comentários

Publicidade - Themoneytizer