Comitiva de ministros vai à Amazônia para se reunir com governadores

domingo, setembro 01, 2019




Começa nesta segunda-feira (02/09) a viagem da comitiva ministerial que vai se reunir com os governadores da Região Amazônica. Os encontros, que devem ocorrer em duas etapas em Belém, nesta segunda, e em Manaus, na terça-feira (03/09), têm como objetivo buscar soluções para os problemas locais e estimular o crescimento. Na última terça-feira (27/08), os governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) entregaram ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro propostas para um planejamento estratégico que leve ao desenvolvimento sustentável da região, entre as quais a regularização fundiária e a retomada da cooperação internacional, especialmente o Fundo Amazônia. 

Bolsonaro reuniu os chefes de Executivo estaduais, no Palácio do Planalto, para discutir as ações de combate às queimadas na região. Em nota, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que coordenará a comitiva, destacou a importância do diálogo com as autoridades locais na busca de soluções para a região. "O presidente, depois de receber aqui no Planalto os governadores da Amazônia Legal, determinou que fôssemos até lá para ouvir as demandas e, juntos, buscar soluções para as questões que envolvem a região, levando em conta a especificidade de cada Estado". 

Onyx afirmou que, além da preservação da Floresta Amazônica, o governo quer também estimular o desenvolvimento econômico da região. "Queremos equilibrar preservação com produção". Participam da comitiva, além do chefe da Casa Civil, os titulares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Governo, dos ministérios da Defesa, Agricultura, do Meio Ambiente, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e do Ministério de Minas e Energia.



Fonte: Valor Econômico

Voce pode ler também

0 comentários